A SEGURANÇA NAS FESTAS INFANTIS E O PAPEL DOS MONITORES

O monitor de brinquedos é responsável pela conservação dos brinquedos e garantir que as crianças se divirtam e brinquem corretamente. É necessário saber lidar com crianças, ser prestativo, comunicativo e atento.

É papel dele manter a ordem em filas e evitar aglomerações, e criar um vínculo com as crianças para fazer com que elas entendam que o papel do monitor é manter a segurança e garantir a diversão.

Manter uma fila, por exemplo, e estabelecer tempo de uso para cada brinquedo é uma forma de fazer com que todas as crianças aproveitem os brinquedos igualmente.

Separar por idade também é válido, já que os maiores podem machucar os menores sem intenção e, com as filas, fica muito mais fácil controlar.

Já os brinquedos normalmente possuem capacidade máxima de crianças e, por questões de segurança, é indispensável redobrar a atenção para não ultrapassar esses limites, que devem estar fixados nos brinquedos de modo legível e claro, para facilitar a compreensão de todas as crianças e monitores.

Todos os brinquedos também devem ter uma indicação de peso e idade limite. Isso impede que o brinquedo sofra algum dano, o que pode acabar gerando um risco para as crianças.

E.V.A e materiais de espuma e borracha são os mais indicados na hora do revestimento. Brinquedos altos devem ter telas e redes para proteger de quedas.

Outro ponto importante é assegurar que as crianças não entrem em lugares perigosos como a cozinha. Portanto, restringir o acesso das crianças a esses lugares é importante.

Para festas infantis, é indicado que os utensílios utilizados para a alimentação sejam descartáveis. Isso evita acidentes graves, como copos de vidro quebrados.

Além disso, algumas crianças têm aparelhos celulares e tablets que, na hora de brincar, devem ser deixados de lado para evitar que sejam quebrados ou perdidos.

Veja aqui alguns brinquedos necessitam de cuidados específicos:

Cama elástica:

Deve-se checar a rede de segurança do brinquedo e garantir o uso correto da mesma. Crianças com sapato ou que ultrapassam o limite de peso ou altura do brinquedo não devem brincar.

Escorregador:

Garantir que as crianças desçam de maneira correta e sentados no brinquedo. O operador do brinquedo deve ficar no fim do escorregador para garantir que as crianças não se machuquem na saída e que escorreguem com objetos na mão.

Brinquedos infláveis:

A presença de um monitor é obrigatória e as normas do brinquedo devem ser fixadas em lugar visível.

É recomendado que cada brinquedo tenha em média 4 pontos de fixação. Os pontos de fixação são pesos que servem para impedir que o brinquedo caia em cima de uma criança ou saia voando.

Não usar o brinquedo quando estiver ventando acima de 35km/h, porque, acima dessa velocidade, o brinquedo pode se deslocar e causar acidentes.

Brinquedos eletrônicos:

Cronometrar o tempo de cada criança corretamente para garantir que todas aproveitem.

Outro ponto importante é cuidar para que as crianças manuseiem de maneira correta botões, alavancas e volantes nos brinquedos eletrônicos. Atenção redobrada com fios expostos e desencapados que podem machucar.

Brinquedos com altura:

Apesar de divertidos, algumas crianças têm medo de altura e é importante não pressionar ninguém a brincar.

Brinquedos com altura necessitam de cuidados com os equipamentos de segurança que devem ser postos nas crianças e checados antes da brincadeira começar.

Nos brinquedos, em geral, é necessário garantir conforto e diversão para as crianças. Toda festa infantil necessita de monitores, que serão responsáveis pelas crianças durante a festa.

É importante prestar atenção na quantidade de crianças convidadas para saber quantos monitores serão necessários para garantir sua segurança. Além do número de crianças, a faixa etária é importante.

A quantidade de monitores indicada é:

Um adulto para cada cinco crianças de 2 a 3 anos;
Um monitor para cada quinze crianças entre 4 e 6 anos;
Para crianças de 7 a 11 anos, um adulto para cada vinte crianças.

Outro cuidado é pedir para as crianças não comerem nos brinquedos. Além de sujeira, há o perigo de engasgamento se as crianças brincarem e comerem ao mesmo tempo. A comida será servida na hora correta.

Não se esqueça: o papel dos monitores é superimportante para garantir o sucesso da festa! Afinal, a segurança dos pimpolhos vem acima de tudo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *